OS ESPÍRITOS DO ECOSSISTEMA

Na ciência da sociedade Ikpeng, todos os seres têm vida. A pedra é um ser que aparentemente não tem vida, mas na verdade é viva. Se não tivesse vida a pedra não existiria e não atrairia muitos peixes que ficam ao seu redor. Na nossa sociedade tem regra para quem tem filho pequeno, a pessoa não pode subir em cima da pedra, porque ela é uma casa dos espíritos dos peixes e de outros seres. A pedra pode ser muito perigosa, porque o espírito dela pode pegar a criança para ela.

A praia também tem vida, tem seu espírito muito forte, por isso ela não desaparece e nada de um lugar para outro. Ela é traiçoeira, ela atrai vários espíritos.

A natureza tem vários tipos de ecossistemas porque existe vida e espíritos diferentes em cada local. Por isso cada ecossistema tem a cor de terra diferente, os tipos de mato são diferentes, assim como entre os seres humanos existem pessoas gordas, altas, magras, baixas, cada um com sua vida e espírito.

Nós Ikpeng temos classificação para alguns espíritos dos ecossistemas: - A mata alta tem sua dona que se chama Enoy, ela é uma mulher, só que ela não tem a parte genital. É uma caçadora armada com sua flecha. É ela quem cuida deste tipo de mata.
- A mata meio alta tem seus espíritos que se chamam Mïyegu e Wiwoningkïn e um tipo de tatu canastra que fica dentro da terra. Agora os Wiwoningkïn são iguais aos seres humanos, por isso você não pode sair sozinho para caçar, é perigoso, precisa ter muito cuidado.
- Kanarot é um espírito do mato alto e baixo e fica mais no lugar onde existe tucum, ele é igual gente, só que é coberto com vários tipos de folhas.
- Otomowïra é um espírito de mato alto e baixo, só que ele é semelhante a um esqueleto de dinossauro. Por causa dele você não pode assobiar quando for caçar.
- Apariko é o espírito do mato baixo, ele é parecido com o calango.
Como existem todos esses seres, por esse motivo, as pessoas do povo Ikpeng não saem sozinhas para caçar, nem matam muitas caças. Também não saem sozinhas para manejar os recursos naturais.
A terra tem vida, por isso que ela existe, quem mantém a vida dela são todos os seres que morrem e se misturam com ela, por exemplo: uma árvore morre, cai, apodrece, se mistura e forma uma vida nova que será boa para a terra.

Korotowï, Maiua e Iokore Ikpeng

Desenho: Kuripo Elisa Ikpeng

DUAS HISTÓRIAS IKPENG SOBRE A RELAÇÃO DA NATUREZA COM OS ESPÍRITOS: