Ikpeng

PROJETO DE COOPERATIVA TÉCNICA MIXTA - CTMIX

A Cooperativa Técnica Mista Indígena do Xingu – CTMIX - é uma proposta que vem sendo discutida entre alguns jovens indígenas e está relacionada com a gestão dos recursos naturais, com a formação técnica e educação diferenciada. O objetivo é reconhecer e valorizar nossos saberes e experiências acumulados sobre a biodiversidade e as potencialidades de nossos territórios.

Este formato permitirá que os conhecedores indígenas e os assessores técnicos não índios possam interagir de um modo mais igualitário, reconhecendo suas potencialidades e especificidades correlatas, necessárias para a construção de modelos mais próximos e eficientes para a sustentabilidade das Terras Indígenas. Apesar de existir uma gama de conhecimentos associados à natureza e ao manejo destes recursos, os sistemas locais muitas vezes não suprem as necessidades atuais, demandando a restauração e recuperação dos ambientes que são fundamentais para o desenvolvimento de suas culturas.


Esta proposta visa atender a expectativa das comunidades indígenas, homens, mulheres, tanto os jovens quanto os conhecedores experientes, em obter mais informações técnicas relacionadas com a restauração de ambientes florestais, a recuperação de terras agrícolas, produção de frutas em pomares para melhoria da alimentação, entre outras demandas.