Foto: Christian Knepper

PESQUISA

A Escola Amure incorporou em sua metodologia de ensino o desenvolvimento de pesquisas, cujos temas são relacionados aos conhecimentos e práticas do povo Ikpeng. Um roteiro de perguntas é elaborado coletivamente por professores e alunos, assim como o planejamento de ilustrações e fotos para compor o trabalho. Com este roteiro, alunos e professores buscam informações e conhecimentos junto aos homens e mulheres especialistas da comunidade, sistematizando os conteúdos pesquisados através da escrita na língua Ikpeng e, às vezes também, na língua portuguesa. Depois de uma revisão do professor e uma apresentação pelo aluno para os seus colegas da Escola, os especialistas ikpeng podem dar sugestões para complementação, correção e revisão da pesquisa.

Este trabalho é realizado desde o primeiro ciclo do ensino fundamental. A partir das séries posteriores, os professores solicitam aos alunos maior aprofundamento no registro da pesquisa. Esta metodologia tem trazido resultados positivos, tanto na formação dos alunos como pesquisadores, quanto no interesse dos mesmos pelos conhecimentos ikpeng.


Aqui você encontra materiais de pesquisa, artigos, estudos e textos em geral que aprofundam e ampliam os temas que apresentamos no site.

Para reprodução de trechos é necessário citar o(s) autor(es) e o nome do documento de onde foram extraídos. Para reprodução em sites, deve-se dar o crédito e o link da seção do site Ikpeng do qual foi retirado o texto.

A reprodução de fotos e ilustrações não é permitida sem a autorização prévia da Associação Moygu e dos seus autores.

ONON MÏRAN | A ORIGEM DO FOGO E DO URUCUM
A história conta a origem do urucum, do qual os antigos aprenderam a fazer fogo. A pesquisa da história "Onon mïran" foi desenvolvida pelo professor Korotowï Ikpeng junto ao especialista e sábio Tome Ikpeng.
PDF

ANAT MÏRAN | A ORIGEM DO MILHO
A história "Anat mïran" conta a origem do milho e de outros alimentos que fazem parte da roça Ikpeng.
Narrada por Tome Ikpeng, a narrativa foi registrada e transcrita na língua Ikpeng pelo professor Maiua Ikpeng e, em seguida, traduzida para a língua portuguesa e ilustrada também por ele.
PDF

MOVIMENTO YARANG
Apresentação do trabalho coletivo das coletoras de sementes Ikpeng. O objetivo da coleta é fornecer sementes para reflorestar as matas ciliares das cabeceiras do rio Xingu e gerar renda para a comunidade.
PDF