ATIVIDADES - MAMINGO

Jogos estudantis

Entre 14 e 16 de outubro de 2010 foi realizado o I° Jogos Estudantis no Xingu, promovido pela Escola Indígena Estadual Central Ikpeng/Amure, com a participação de suas escolas anexa, Itamaraka e Três Irmãos, e as Escolas Municipais Sol e Lua, da aldeia Morená e a Escola Tupara, da aldeia Tupara. Os jogos tiveram o apoio da SEDUC - Secretaria de Educação do Mato Grosso, do ISA- Instituto Socioambiental e da AIMCI - Associação Indígena Moygu Comunidade Ikpeng.

Neste evento estiveram presentes 190 alunos de 6 a 14 anos de idade, das etnias Ikpeng, Kamaiura e Kawaiwete. O objetivo dos jogos é valorizar as práticas esportivas indígenas e não indígenas, compartilhar conhecimentos e possibilitar a aprendizagem cultural dos alunos e professores. A abertura dos jogos começou com apresentações culturais dos alunos de cada etnia e só depois começaram as competições de arco e flecha ( Piwiwi e Parato), cabo de guerra, atletismo, voleibol e futebol.

A participação dos pais dos alunos e das comunidades foi muito importante, com a presença de mais de 450 pessoas. No encerramento foi realizada a cerimônia de entrega de premiação de medalhas e troféus. Para receber a premiação os alunos se enfeitaram e se pintaram.

A Escola Amure pretende realizar, em outubro de 2011 o segundo ano dos Jogos Estudantis, com novas competições como peteca, canoagem, natação e outras brincadeiras. Também haverá confecção de artesanato. A equipe dos professores já está se mobilizando para busca de parcerias.

Kawiago Txicão e Mate Pareajup Ikpeng

Anotações de Opote Ikpeng