AMURE - ESCOLA IKPENG

Escola Amure forma alunos no Ensino Fundamental

A Escola Indígena Amure Ikpeng foi a primeira, na Terra Indígena do Xingu, a oferecer Ensino Fundamental completo a seus alunos, com um projeto político pedagógico construído pelos professores, alunos e a comunidade Ikpeng. A proposta curricular da Escola Amure é diferenciada e tem como objetivo principal o estudo da língua, de diferentes conhecimentos e práticas culturais Ikpeng. Ao mesmo tempo, também ensina a língua portuguesa como segunda língua e conhecimentos da sociedade ocidental necessários para a participação do povo Ikpeng na sociedade brasileira.

A formatura da primeira turma de alunos no Ensino Fundamental ocorreu no dia 10/12/2010, com uma comemoração e entrega de certificados na aldeia Moygu. Entre os alunos estão agentes indígenas de manejo, agentes de saúde, cinegrafistas, gestores de associação e outros jovens aprendizes de diferentes conhecimentos, como por exemplo, a arte de tocar flautas, dançar, cantar, pescar, caçar, manejar recursos, entre outros.

Professores, alunos e a comunidade Ikpeng estão refletindo sobre a elaboração de uma proposta de continuidade do ensino na Escola Amure, pois em dezembro de 2010 a Escola foi autorizada pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso a oferecer o Ensino Médio. Construindo uma proposta diferenciada de Ensino Médio, os alunos formados no Ensino Fundamental darão continuidade ao estudo na própria aldeia, sem precisar sair para estudar na cidade. Assim os jovens continuarão convivendo e aprendendo com seus familiares e sua comunidade.

Maria Cristina Troncarelli

Foto: Renata Gauche